Autoimunidade e doenças autoimunes

 

O que é a autoimunidade e porque é tão difícil de tratar? 

A autoimunidade é uma condição onde o sistema imunitário agride “por engano” o próprio corpo, da mesma forma que o faz com agressores externos. A função do nosso sistema imunitário é identificar e destruir substâncias estranhas ao corpo, como vírus e bactérias. Mas, por vezes, existe um descontrolo e passa a atacar não apenas agentes externos, mas também as próprias células e tecidos, levando a várias alterações internas e diferentes sintomas. 

Estas condições autoimunes afetam as pessoas de variadas formas e, como existem múltiplas causas e sintomas, não há um tratamento linear.  

Sabias que existem mais de 80 condições autoimunes, que afetam orgãos específicos ou atacam o corpo de forma sistémica?

Diabetes tipo 1, Doença de Hashimoto, Artrite Reumatóide, Doença Celíaca ou Lúpus sistémico eritematoso são apenas alguns exemplos. 
doença autoimune
Porque é que o sistema imunitário ataca células saudáveis e funcionais?  

Não existe uma resposta clara a esta questão. Atualmente as doenças autoimunes estão na ordem do dia porque os casos são exponenciais (1 em cada 6 pessoas sofre de uma condição autoimune). E, muitas teorias apontam para um provável reflexo de um estilo de vida desequilibrado, com pouco tempo e/ou consciência para cuidar da própria saúde.  

Alguns estudos apresentam os seguintes fatores de risco: 
  • Género feminino – 75% dos doentes autoimunes são mulheres e, ainda que não exista uma explicação clara sobre esta prevalência, existe uma relação com as mudanças hormonais durante a gravidez e com vários fatores genéticos e ambientais, em simultâneo. 
  • Predisposição Genética – algumas condições autoimunes apresentam-se sob uma linhagem genética, passando de geração em geração. Outras vezes, apesar da herança genética, não existe a manifestação da doença, mostrando mais uma vez que a relação entre a genética e os fatores ambientais (stress, alimentação, sono, toxinas) parece ter um peso bem maior do que a genética por si só. 
  • Traumas físicos / lesões / infeções (como c0v-I9, por exemplo) – quando o sistema imunitário é exposto a um agente agressor externo, cria a resposta inflamatória para combatê-lo. Depois, permanece uma resposta inflamatória residual que não tem um alvo específico e algumas células saudáveis podem ser “apanhadas” no meio do processo de eliminação, desencadeando assim uma resposta de autoimunidade. 
  • Obesidade – ao gerar um estado de inflamação crónica, sobrecarrega o sistema imunitário e a sua resposta, estando associado a mais de 10 condições autoimunes. 
  • Tabaco – a inalação de fumo cria uma resposta inflamatória do sistema imunitário.
  • Fatores ambientais – químicos tóxicos (poluentes, radiação UV), pobre saúde intestinal, alterações do sono, dietas radicais e desnutrição geram alterações hormonais e inflamatórias que predispõem o corpo a desencadear autoimunidade 
  • Comorbidade autoimune: quem já tem uma doença autoimune, tem maior predisposição de desenvolver outra doença autoimune (3 ou mais condições autoimunes são apelidadas de síndrome de autoimunidade múltipla e afeta 25% dos pacientes autoimunes).

 

Quais são os principais sintomas de uma doença autoimune? 

Existem tantas condições dentro deste grupo e que afetam tantos tipos de células e sua função e localização, que as respostas do corpo podem ser muito variáveis. Mas existem alguns sintomas aos quais devemos estar atentos e, se presentes, é necessário procurar ajuda profissional: 

  • Glândulas inchadas 
  • Dor e inchaço nas articulações 
  • Dor abdominal ou problemas digestivos 
  • Alterações da pele e outras mucosas 
  • Febres recorrentes 
  • Fadiga 

Vermelhidão, inchaço, calor e dor são os sintomas-chave destas condições. Podem aparecer ou agravar com mais ou menos intensidade.  

tratamento doença autoimune

Como tratar uma doença autoimune? 

O tratamento irá depender sempre de vários fatores, desde o diagnóstico ao estágio de autoimunidade, bem como aos sintomas presentes.  

Será fundamental ir à raiz da condição, tentar entender os vários fatores que podem ter contribuído para a manifestação da doença e, desde aí, fazer uma abordagem de dentro para fora 

  • Trabalhar a dor e o alívio da mesma 
  • Restaurar a saúde mental e emocional 
  • Remover alergenos e disruptores de imunidade 
  • Investir na saúde intestinal 
  • Aprender a nutrir o corpo 
  • Desenvolver uma boa rotina de sono 

Melhorar o estilo de vida é tão importante como trabalhar na redução de sintomas. O corpo físico pode estar inflamado, mas os pensamentos e as emoções também podem estar intoxicados 

É fundamental encontrar um profissional de saúde que esteja alinhado com o que o paciente sente e que faça sentir que tu podes aprender e estar no controlo da tua própria condição de saúde.  

Se queres perceber melhor como funciona o teu sistema imunitário e como se relaciona com as tuas emoções e com o teu corpo, está atenta às datas de workshops ou marca uma sessão comigo. Vou ajudar-te a sintonizares-te, de dentro para fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Shopping Cart (
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function WC() in /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-content/themes/terina/template-parts/footers/footer-canvas.php:19 Stack trace: #0 /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-includes/template.php(772): require() #1 /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-includes/template.php(716): load_template('/homepages/9/d8...', false, Array) #2 /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-includes/general-template.php(204): locate_template(Array, true, false, Array) #3 /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-content/themes/terina/footer.php(18): get_template_part('template-parts/...') #4 /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-includes/template.php(770): require_once('/homepages/9/d8...') #5 /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-includes/template.php(716): load_template('/homepages/9/d8...', true, Array) #6 /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme- in /homepages/9/d827877420/htdocs/irinapsicoach.com/wp-content/themes/terina/template-parts/footers/footer-canvas.php on line 19